Valor do curso: 139,00
CURSO: APRENDENDO A MONTAR O ESCRITÓRIO
DE ARQUITETURA
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OBJETIVOS DO CURSO:
O conteúdo também foi pensado para os que pretendem
atuar como colaboradores de empresas de Arquitetura. Cada vez mais, o mercado
busca profissionais que tenham, além da criatividade, habilidades para exercer
a liderança, e assim, saber gerenciar equipes.
Outro objetivo reside na ideia de que o conteúdo sirva
como apoio ou complemento para curso de Gestão de Projetos.
Em geral, as escolas de Arquitetura omitem em sua
grade curricular a preparação dos estudantes para a realidade do mercado de
trabalho e para assumir o papel como profissional e/ou empreendedor, levando a
uma transição traumática da vida acadêmica para a do mercado de trabalho.
O gerenciamento do escritório de arquitetura tem um
impacto direto sobre a eficiência do processo trabalho do arquiteto como
prestador de serviços. Ao administrar um escritório ou uma empresa, o arquiteto
assume dois papéis: o de gerenciador do processo de produção e do funcionamento
do escritório do ponto de vista organizacional, incluindo os aspectos de
natureza financeira.
O conteúdo que abrange desde a relação com clientes
até a maneira como o escritório deve ser organizado utilizando as ferramentas
da informática. A ementa foi pensada, portanto, para que sejam postas em
práticas estratégias de gerenciamento do escritório visando tanto a eficiência
na maneira como os serviços são prestados como na forma que os negócios devem
ser administrados para alcançar o maior sucesso financeiro possível.
Assim, o curso é dividido em
doze aulas. A saber:
Aula 1
1- Boas-vindas; 2 – Considerações sobre a definição
do arquiteto como empreendedor e prestador de serviços; 3 – Considerações sobre
a importância de montar a rede social como possibilidade de captação de
clientes; 4 – Considerações sobre a importância da criação do nome e da marca;
5 – Considerações sobe a importância do portfólio da produção durante o curso
como meio para a apresentação do profissional e captação de trabalhos; 5 – Considerações
sobre o trabalho em home office: vantagens e desvantagens.
1 – Considerações sobre o uso das redes sociais
virtuais; 2 – Considerações sobre a atuação como profissional autônomo ou como
dono de empresa; 3 – Considerações sobre as transformações das relações de
trabalho; 4 - Considerações sobre o papel do SEBRAE no fomento ao
empreendorismo na formação de empreendedores.
Aula 3
1 – Ensinando as definições de custos fixos e
variáveis; 2 – Considerações sobre o papel do marketing pessoal.
1- Exercício: fazer um texto de no máximo 50 linhas
falando de suas experiências no curso de Arquitetura e de suas expectativas na
sua atuação como profissional. O formato deverá ser o A4 na extensão PDF.
Imagens podem ser usadas como apoio do texto; 2 – Considerações sobre a relação
com clientes; 3 – Considerações sobre a importância de montar a apresentação da
metodologia de trabalho do escritório e os serviços prestados.
1- Exercício: monte uma apresentação usando o Power
Point que explique a metodologia de trabalho do escritório, explicando quais
são as etapas do desenvolvimento do projeto de Arquitetura ou do serviço
prestado; 2 – Outras considerações sobre a relação com clientes.
1- Considerações sobre a importância das atas para
registrar os assuntos tratados em reuniões com os clientes; 2 – Considerações
sobre a importância do domínio do conhecimento sobre orçamento; 3 – Considerações
sobre a importância de manter-se informado por meio dos periódicos; 4 – Considerações
sobre formas de captar clientes; 5 – Considerações sobre a importância de manter-se
atualizado sobre as normas para projetos e construção da ABNT.
1 – Considerações sobre o contrato de trabalho ou
de prestação de serviços.
1 – Consideração sobre os honorários; 2 – Considerações
sobre os contratos para parcerias com outros profissionais ou empresas de Arquitetura.
1 – Considerações sobre como proceder para a
contratação de colaboradores e empregados; 2- Introdução à organização do
escritório virtual ou no computador.
1 –A organização do escritório virtual ou no
computador.
1 –Considerações sobre o domínio do programa Excel;
2 – Ensinando meios para redução de custos de produção; 3 – Considerações sobre
a importância da identidade visual; 4 – Exercício: monte a árvore de pastas de
arquivos conforme o que foi ensinado na aula anterior. Use o formato A4 na
extensão PDF. Monte quantas páginas achar necessário.
1 – Considerações sobre o uso de programas ou
plataformas para o gerenciamento das atividades do escritório oferecidas pela
internet; 2 – Encerramento e agradecimentos.
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