CURSO: O PROCESSO CRIATIVO PARA PROJETAR OBRAS ARQUITETÔNICAS
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Toda atividade criativa requer estudo e um método de trabalho aliados ao talento, que pode ser forjado. Mesmo os mais talentosos podem desenvolver sua criatividade. O curso tem como objetivo primordial ensinar o processo criativo para projetar obras arquitetônicas independentemente do nível de complexidade.
Pensar a obra arquitetônica pressupõe
pensar aspectos humanos, filosóficos, ecológicos, tecnológicos,
econômicos, históricos e geográficos. Nesse sentido, o curso dá a devida ênfase
à conceituação como o diferencial fundamental da arquitetura e como gatilho
indutor do processo criativo. Outro objetivo é levar o aluno a pensar a obra
arquitetônica como resultado de um conceito físico (síntese) ou expressão
formal, mas que atenda às necessidades particulares e imediatas de um indivíduo
e/ou grupo, bem como, aos aspectos técnico-funcionais (quantitativos) como os
estético-formais (qualitativos).
EMENTA
O projeto de Arquitetura pressupõe o cumprimento de
protocolos ou o equacionamento simultâneo de fatores intervenientes construídos
a partir da análise considerando aspectos funcionais de uma arte que é
utilitária. Mas, a obra arquitetônica como arte ou expressão formal em sua
essência pode também ser pensada para possibilitar novas formas de usos e
arranjos dos espaços em todos os temas abordados. Para tanto, o seu
desenvolvimento pressupõe conceitos criativos que podem ser alcançados por meio
de um processo, ou seja, cumprindo etapas ou protocolos.
Por deficiências no ensino, nem sempre, os alunos
recebem de seus professores de projeto a didática necessária para o
desenvolvimento de um método para projetar capaz de capacitá-los a atender
qualquer que seja o grau de complexidade do tema abordado. As deficiências no
aprendizado levam a incorporar vícios no desenvolvimento dos projetos que se
transformam em grande empecilho para alcançar níveis de excelência e usufruir
da capacidade criativa de maneira plena. Ademais, os softwares disponíveis (2D
e 3D) nada mais são que meios para desenvolver e/ou para apresentar ideias. A
criatividade, portanto, permanece como um fator imprescindível e um
diferencial do profissional da Arquitetura no mercado de trabalho.
O curso não ensina o dimensionamento de espaços relativo,
por exemplo, ao tamanho de aberturas para a iluminação natural, já que isso é
consequência da fidelidade aos parâmetros determinados por lei. Ademais, a
configuração geométrica dos espaços e suas dimensões assumem possibilidades
infinitas, sem que para isso seja possível impor fórmulas exatas.
O conteúdo do curso, dividido em duas partes (21
aulas), propõe duas possibilidades de processo criativo. Uma delas é a
aplicação adaptada do método SCAMPER (segunda parte) usado para a criação de
produtos.
O curso oferece quatro exercícios para a prática da
teoria ensinada. Na primeira parte, o tema é uma residência e na segunda parte,
uma escola de média complexidade.
PARTE 1
Aula 1
1- Boas-vindas; 2 – Considerações sobre o sentido
do processo criativo;
Aula 2
1 - Ensinando a primeira etapa da primeira
possibilidade de processo criativo: o exercício da abstração; 2 - Ensinando os
protocolos para o desenvolvimento do projeto de Arquitetura; 3 – Considerações
sobre a importância da leitura para fortalecer a capacidade de reflexão.
Aula 3
1 - Ensinando a importância do domínio da cultura
arquitetônica para formação de conceitos; 2 – Apresentação dos conceitos de
arquitetos contemporâneos; Considerações sobre o Design Thinking; 3 - Ensinado
o princípio do Brain Storm como metodologia ativa para pensar conceitos;
4 - Ensinando a montagem do programa de necessidades.
Aula 4
1- Apresentação de outros conceitos pensados por arquitetos
contemporâneos; 2 - Ensinando o princípio do fluxograma.
Aula 5
1- Ensinando o princípio do lançamento de manchas e
definição dos eixos ordenadores; 2 - Ensinando as maquetes volumétricas de
estudo a partir das manchas.
Aula 6
1- Exemplificando o processo criativo de arquitetos
contemporâneos; 2 - Exemplificando o processo criativo por meio de um projeto
para uma casa de autoria do instrutor.
Aula 7
1 - Mostrando o processo criativo de arquitetos
contemporâneos; 2 – Considerações sobre a importância dos momentos de ócio como
parte do processo criativo; 3 - Mostrando o trabalho de um aluno que foi
agraciado com menção honrosa em concurso de ideias de Arquitetura creditando ao
instrutor do curso o seu sucesso.
Aula 8
1 - Propondo o primeiro exercício preparatório que poderá
ser feito usando papel (Supremo) na cor branca ou por meio da computação
gráfica. O aluno deverá construir um cubo, sendo livre a definição das
proporções. O volume deverá sofre subtrações seguindo uma lógica que pode, por
exemplo, ser matemática, levando a imaginar o volume subdividido em partes
iguais ou por medidas múltiplas de um determinado número, ou seja, lançando mão
do senso de proporção. A subtração também pode seguir o raciocínio à intuição.
O objetivo é que seja criado uma escultura e que aluno exercite a criação de
formas. O trabalho deverá ser entregue em uma prancha A3. O conteúdo deverá ser
constituído por imagens da volumetria e por um texto que explique o raciocínio
usado para chegar ao resultado formal e suas qualidades plásticas. O memorial
descritivo pode vir acompanhado de croquis que demonstrem a evolução da ideia
ou o raciocínio adotado.
Aula 9
1 Mostrando exemplos de projetos em que a
volumetria foi pensada por meio do princípio da subtração, tema do exercício
anterior; 2 - Propondo o segundo exercício: mais uma vez usando a maquete
física ou virtual, o aluno deverá coletar uma imagem que represente croquis de
uma planta-baixa que apenas insinue espaços. Depois imaginar que cada espaço
seja um setor da casa, e assim construir uma volumetria como se fosse uma
maquete volumétrica a partir de manchas. A casa poderá ser pensada para ser de
pequena ou grandes proporções. O que demonstrará esta ou aquela opção será a
dimensão da escala humana. O trabalho deverá ser entregue em uma prancha A3 em
extensão PDF. O conteúdo deverá ser constituído por imagens da volumetria e um
texto que explique o raciocínio adotado para alcançar o resultado formal, identificando
suas qualidades plásticas; 3 - Mostrando duas ideias do instrutor do curso para
o segundo exercício.
Aula 10
1 - Propondo o exercício final da primeira parte do
curso: Em nível de Estudo Preliminar, o aluno deverá pensar um projeto para uma
residência unifamiliar em um terreno de 10m x 10m em um quarteirão de casas que
podem ser geminadas ou não. Em caso de aberturas – janelas – o recuo da
edificação para o limite do terreno deve ser no mínimo de 1,5m. O trabalho
deverá ser entregue em duas pranchas A3 na extensão PDF. O conteúdo deverá ser
constituído de Memorial Descritivo da solução demonstrando também o uso do método
ensinado, ou seja, as etapas: o conceito, o programa de necessidades, o
fluxograma, o lançamento de manchas, os estudos volumétricos e a solução final:
planta-baixa, cortes e as imagens. Imagens em curva são bem-vindas.
PARTE 2
Aula 1
1 - Boas-vindas; ensinando o princípio do
organograma.
Aula 2
1 - Ensinando a posição da montagem do organograma
no cumprimento de protocolos para o desenvolvimento do projeto;.2 - Ensinando o
Método SCAMPER como metodologia pedagógica ativa aplicada ao processo criativo
para criar obras arquitetônicas.
Aula 3
1 - Exemplificando o uso do Método SCAMPER; propondo
o primeiro exercício: o aluno deve coletar um artigo de jornais ou revistas
cujo tema seja estranho à Arquitetura e aplicando o método, criar um conceito
que resulte em novas possibilidades de programa de necessidades, e assim em
arranjos de espaços inovadores. O trabalho deverá ser feito em formato A4 na
extensão em PDF. O conteúdo deverá ser constituído do passo a passo que
comprove que o método foi aplicado e por imagens e desenhos para ilustrar o
conceito pensado.
Aula 4
1 - Considerações sobre a importância do domínio da
cultura arquitetônica como suporte intelectual para o processo criativo;
mostrando estudo de casos.
Aula 5
1 – Continuação do conteúdo da aula anterior.
Aula 6
1 – Continuação do conteúdo da aula anterior.
Aula 7 G
1 – Continuação do conteúdo da aula anterior.
Aula 8 H
1 – Continuação do conteúdo da aula anterior.
Aula 9 I
1 – Ensinando a técnica de cheios/vazios para
aferir a partir da planta-baixa a relação de escala entre a massa construída e
os vazios para evitar desproporcionalidades na relação entre o volume e esses
espaços vazios; 2 - exemplificando a técnica.
Aula 10 J
1 – Mostrando o processo criativo para o projeto de
uma escola de autoria do instrutor como forma de apresentar um estudo de caso.
Aula 11 K
1 – Explicando o exercício final: em nível de
estudo preliminar o aluno deverá projetar uma escola. A primeira parte do
trabalho deverá, como no exercício anterior, partir da coleta de um ou mais
artigos que podem ser sobre a Educação e/ou sobre outros temas. Um conceito
deverá, portanto, ser pensado considerando o tema do projeto. Entretanto,
deverá ser considerado como referência as construções de baixo-custo. Nesta
primeira parte, o trabalho deverá ser montado em formato A4 com o conteúdo
semelhante ao do exercício anterior.
O aluno deverá colocar em prática o processo
ensinado na primeira parte do curso, ou seja, pensar, além do conceito: o
programa de necessidades, o organograma, o fluxograma, o lançamento de manchas
e o estudo volumétrico. O programa de necessidades deve considerar os seguintes
espaços: oito salas de aula, sanitários, sala para dez professores, sala para a
direção, refeitório, biblioteca/espaço de leitura, pátio descoberto, pátio
coberto e quadra de esportes.
O terreno deve ter 60m x 80m em uma área imaginada
e local rural do Senegal, na África ou no interior do estado onde o aluno
reside. A direção do movimento do sol pode ser determinada apenas como forma de
orientar as soluções para o conforto ambiental.
Nesta segunda parte, o projeto deverá ser
apresentado em duas pranchas A3, como se fosse um concurso de ideias de
Arquitetura. O conteúdo deve ser constituído de planta-baixa, cortes, imagens e
do memorial descritivo.
Seja criativo nas apresentações de todos os
exercícios. Lembre-se que todos os trabalhos feitos para este curso podem
compor seu portfólio para a apresentação em processos seletivos para
oportunidades de emprego.
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